terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Hidroterapia

Hidroterapia, como o próprio nome indica, é um tipo de terapia em que se utiliza a água.
A água é um dos meios de cura para o corpo e, quando aplicada a este, faz com que existam alterações, que em primeiro lugar atingem o sistema nervoso, que por sua vez, interage com o aparelho circulatório, produzindo efeitos sobre a regularização do calor corporal.
Este tipo de terapia tem como objectivo tratar da saúde em geral: tratamento de doenças, alívio de dores, relaxamento…
Para este tipo de terapia pode ser utilizada a água quente ou fria, em gelo ou em vapor.

Os tratamentos podem variar em banhos de imersão, imersão em tinas de água quente, banhos de assento, banhos de lama, banhos de vapor, saunas, chuveiros de pressão, fricção com sais, banhos de mangueira, compressas quentes ou frias (…) e também pode ser através da ingestão de águas minerais com diversos fins terapêuticos.

Mas, nem todas as pessoas podem usufruir desta terapia, à que ter cuidados:
-Se é diabético, evite aplicações quentes nos pés e pernas. Evite também tratamentos quentes para o corpo todo;
- Pessoas com esclerose múltipla, diabetes, mulheres grávidas, ou pessoas que têm pressão arterial muito alta ou baixa, devem evitar banhos de imersão longos e quentes, assim como na sauna;
- Banhos frios para os pés, devem ser evitados em pessoas propensas a irritações na bexiga, que sofrem de reumatismo nos dedos dos pés e bacia, ou que têm inflamações pélvicas;
- Pessoas idosas ou crianças podem cansar-se pelo calor excessivo das saunas ou banhos de imersão.

Antigamente a hidroterapia era utilizada para acalmar doentes mentais agitados ou agressivos, o que através de medicação actualmente é feito.
Contudo, ainda alguns hospitais de doentes mentais usam tanques de flutuação para acalmar os pacientes mais agitados. Este processo provoca um profundo relaxamento quando o corpo flutua em água aquecida.

Sem comentários:

Enviar um comentário